Imprimir

Equipe do HSC realiza primeira captação de rim

10/07/2012



Com a devida manifestação da família de uma mulher de 54 anos autorizando a doação dos rins, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) do Hospital Santa Casa desencadeou o protocolo de doação de órgãos no final do mês de junho.

 

 Cumprido o protocolo devido, em data de 29 daquele mês a Equipe de Captação de Rins do Hospital Santa casa, que tem como membros os doutores  Eufânio Saqueti e Wilson Ricardo Rosolem e as enfermeiras Iara Riva e Graziela Vieira, realizou a captação de rins. Esta é a primeira vez que ocorre a captação de rim, realizada exclusivamente pela equipe do Hospital Santa Casa, pois nas vezes anteriores que ocorreu a captação de múltiplos órgãos, esta se dava com a coordenação e participação de profissionais da Central de Transplantes do Estado.

 

A captação foi considerada um sucesso sendo os órgãos encaminhados a Central de Transplantes do Estado a quem cabe a seleção do receptor dos mesmos.

 

O médico responsável Eufanio Saqueti explicou como foi o procedimento e destacou sobre a importância da doação de órgãos: “ Estamos nos preparando já há algum tempo para realizarmos esse procedimento. Com o surgimento desta oportunidade fizemos a retirada dos rins cumprindo todas as etapas cirúrgicas exigidas. Estamos realmente muito satisfeitos. Não podemos deixar de enaltecer a atitude da família da doadora. Atitude essa que alivia a dor de outras duas pessoas, permitindo que saiam da hemodiálise. Parabéns e obrigado por essa decisão, em um momento de dor” agradeceu o médico.

 

Para o diretor presidente do HSC, advogado Elmo Linhares, a captação realizada pela equipe do HSC “é mais um marco na caminhada  em busca de transformar Campo Mourão e região em referencia na capitação de órgãos e tecidos e, na seqüência, consolidar a cidade como um centro de transplantes de rins e córneas. Esse é um projeto que vem sendo desenvolvido e implantado com muita dedicação, como demonstra o sucesso da campanha do “Cartão do Doador”, com mais de 5 mil cartões distribuídos, demonstrando a superação de preconceitos culturais e receios e a conscientização da comunidade da importância da doação de órgãos e tecidos. É um gesto de rara grandeza do ser humano,” finaliza o presidente.




 
 
 















Veja mais fotos
 
Hospital Santa Casa ® - Campo Mourão O melhor atendimento você encontra aqui.
Fone: |44| 3810.2100 - |44| 3523.0008 - CEP: 87.302-215
contato@santacasacm.org.br
Rodovia PR, 558 - Campo Mourão - PR