Imprimir

A importância da amamentação para a saúde da mulher que amamenta




A amamentação é um tema muito discutido nos últimos anos devido a sua importância na promoção da saúde e prevenção de doenças na primeira infância e é apontada como uma das mais importantes ações na diminuição da mortalidade infantil, especialmente nos paises pobres ou em desenvolvimento. Muitos benefícios são atribuídos à amamentação com relação à saúde da criança. Só recentemente o mundo científico começou a reconhecer que a mulher, mãe que amamenta, também é beneficiada em sua saúde física, psicológica e emocional.

 

Muitos estudiosos, ao longo dos últimos anos, têm discutido sobre as vantagens do aleitamento materno para a saúde priorizando, benefícios para o desenvolvimento dos recém nascidos e crianças maiores, como uma forma indiscutível de prevenção da morbi-mortalidade, especialmente no primeiro ano de vida, mas não havia muita pesquisa sobre a sua importância para a saúde das mulheres que amamentam.

 

Com o aumento dos índices de aleitamento materno no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e através dos resultados de pesquisas, apontando excelentes resultados para saúde das crianças, começou a ficar evidente algumas condições de saúde nas mulheres que amamentavam, como benéficas, preventivas, e que não eram situações comuns naquelas que não realizavam esta prática.

 

Muitas mulheres se sentem “limitadas” durante o período da amamentação por não poderem ir ao trabalho, cuidar da casa e dos filhos porque devem dedicar muito do seu tempo ao bebê. Sabem da importância da amamentação para o bebê mas desejam parar de amamentar, para poder continuar a rotina de antes do nascimento do bebê, além disto desconhecem a importância da amamentação para a sua saúde.

 

A amamentação exclusiva até os seis meses de idade do bebê por livre demanda traz muitos benefícios para a mãe, pois a amamentação protege a saúde da mãe, ajuda o útero a recuperar o seu tamanho normal reduzindo o risco de hemorragia pós-parto,reduz o risco de câncer de mama pré-menopáusico e de ovário (LANA, 2001); a depressão pós-parto é reduzida, a recuperação física no pós-parto é mais rápida além de trazer um bem-estar maior para a mãe, melhorando a sua saúde e nutrição e transformando o ambiente emocional mais calmo e tranqüilo ( BRASIL, 1996 ).

 

A importância em conhecer os benefícios do aleitamento para a saúde da mãe é o principal motivo para aprofundar cada vez mais estudos sobre esta prática, para podermos mostrar à população que o aleitamento não é só uma fonte de nutrição e bem estar para o bebê, mas sim, um importante “remédio” natural para a saúde da mãe, onde o prazer de amamentar une-se com a satisfação de uma vida saudável sem riscos no pós-parto e no puerpério.

 

 

www.humsol.org.br/noticias/a-importancia-da-amamentacao-para-a-saude-da-mulher-que-amamenta




 
 
 















Veja mais fotos
 
Hospital Santa Casa ® - Campo Mourão O melhor atendimento você encontra aqui.
Fone: |44| 3810.2100 - |44| 3523.0008 - CEP: 87.302-215
contato@santacasacm.org.br
Rodovia PR, 558 - Campo Mourão - PR