Beto Richa inaugura maternidade da Santa Casa

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), inaugurou na tarde de ontem a maternidade da Santa Casa de Campo Mourão e anunciou cerca de R$ 113,5 milhões em investimentos para a cidade. Dos recursos, R$ 18,5 milhões são para melhoria da infraestrutura da cidade. Ele assinou autorização para inclusão de Campo Mourão no Programa de Apoio aos Municípios (PAM II). O investimento de R$ 15 milhões envolve obras de melhoria da infraestrutura viária e urbana que serão executadas com recursos liberados a fundo perdido. Será feita restauração, readequação e duplicação da saída para Maringá e pavimentação asfáltica (R$ 3,5 milhões).

Na ocasião, Richa anunciou também recursos no valor de R$ 95 milhões através de incentivos fiscais do Programa Paraná Competitivo para serem investidos na ampliação e reestruturação da empresa Colacril, indústria de autodesivos, gerando a criação de mais 100 vagas de empregos. O governador participou ainda de um encontro estadual de gestores do esporte no teatro municipal. “Temos andando por todo o Paraná fazendo anúncio de obras todos os dias. O Paraná hoje é um grande canteiro de obras”, destacou o Governador. Ele disse que os investimentos na Colacril irão gerar mais impostos e riquezas para Campo Mourão. “O município vai arrecadar mais, a cidade ganha e os seus moradores ganham”, ressaltou.

Richa lembrou que a maternidade da Santa Casa era muito esperada pela população. “Agora, as famílias podem contar com mais leitos obstétricos e leitos de UTI neonatal. Isso permite ampliar e aprimorar o atendimento às gestantes, deixando as pessoas mais tranquilas”, disse. No mesmo prédio foi inaugurado também o banco de leite que atenderá toda a Comcam.

Para a construção da nova maternidade, foram destinados R$ 2 milhões em obras e R$ 1,8 milhão para aquisição de equipamentos. Com a nova estrutura a Santa Casa ampliará o número de UTI’s neonatal de 5 para 10 e os leitos obstétricos de 28 para 37. Também foi possível implantar 10 novos leitos de cuidado intermediário neonatal. A unidade realizava em média 950 partos por mês e agora vai ampliar em 21% a sua produção para cerca de 1.150 partos.

A UTI ampliará de 30 para 60 internações por mês. Com a obra concluída a Santa Casa terá espaço para ampliação da UTI adulto, com previsão de 10 novos leitos. Com uma estrutura de 146 leitos gerais, 5 salas cirúrgicas, pronto socorro, maternidade, enfermarias e demais setores a unidade serve de retaguarda para toda a região da Comcam, que compreende 25 municípios e uma população estimada de 350 mil pessoas. Desde 2011, o Governo do Estado repassou cerca de R$ 40 milhões para a instituição, sendo cerca de R$ 11 milhões somente pelo HospSus.

O presidente da Santa Casa, o empresário Pedro Baer, destacou os investimentos na unidade e agradeceu a parceria do Estado para ampliação do hospital. “Hoje é um dia especial para a Santa Casa de Campo Mourão, um dia de comemoração com sentimento de realização e agradecimento. Após um longo período estamos inaugurando uma maternidade e o banco de leite. Essa é uma conquista para Campo Mourão e região”, destacou. Segundo ele, a nova estrutura proporcionará uma melhor qualidade de atendimento à população e o aumento de capacidade.

Já o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), afirmou que a nova maternidade permitirá ampliar não só o número de atendimentos, mas também a qualidade. “Com certeza vai ser melhor. Campo Mourão tem responsabilidade com a região, é um hospital regional, e o Governo do Estado vem contribuindo muito para que os investimentos aconteçam e a gente possa atender a região cada vez melhor”, disse ele.

O prefeito destacou também a parceria do Estado com o município. “Estou sendo prefeito pela terceira vez, já passei por três governadores e nunca consegui ser tão bem tratado por um governo como este. Todas as vezes que fui para Curitiba sempre fui atendido pelo Governador e pelos secretários”, frisou. Tezelli acrescentou que somando o valor total de investimentos por Richa em Campo Mourão até gora ultrapassa R$ 60 milhões. “É muito dinheiro considerando o porte da cidade. Temos que reconhecer o que o Governador está fazendo por nós”, emendou.

Presenças

Participaram do evento o secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício; o deputado Márcio Nunes; a presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), prefeita de Farol, Ângela Kraus; o presidente Câmara Campo Mourão, Edson Battilani; o presidente da Santa Casa Pedro Baer e o vice-presidente, José Carlos Laurani; o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o bispo diocesano de Campo Mourão, Dom Bruno Versari; a chefe da 11° regional de Saúde, Elenita Mortean; além de vários prefeitos da Comcam, entre outras lideranças.

FONTE: https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/beto-richa-inaugura-maternidade-da-santa-casa-e-anuncia-investimentos-para-cm