Inaugurado espaço para refeições

Inaugurado espaço para refeições

Como gesto concreto do Ano Santo da Misericórdia, a diocese de Campo Mourão inaugurou um espaço, anexo ao Hospital Santa Casa – HSC -, para acolher acompanhantes de pacientes internados no local. A cerimônia de inauguração foi no final da tarde de sexta-feira (11), com presença do bispo diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes; presidente do HSC, José Carlos Laurani; padre Jurandir Coronado Aguilar, pároco da Catedral São José, com os demais integrantes da comissão de padres formada para este fim: padres Adilson M. Naruishi, Gaspar Gonçalves da Silva e Pedro Speri, além de outros padres da diocese; Sonia Pessa, arquiteta, e outros.

As instalações são para que os acompanhantes de pacientes se abriguem e possam fazer suas refeições com mais tranquilidade. “No ano de 2014, o papa Francisco anunciou a sua intenção em proclamar um ano extraordinário, um Ano Jubilar para a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II. A bula foi lançada em 11 de abril de 2015, chamando de Ano Santo da Misericórdia. Além das várias iniciativas pastorais, de cunho espiritual, pensamos também num gesto concreto”, disse o padre Jurandir, explicando como nasceu a ideia da referida construção.

O sacerdote citou que o assunto foi discutido em várias reuniões do clero e houve o apoio para que se tornasse realidade. “Nosso bispo (Dom Javier), ao lançar a carta pastoral (Misericordes sicut Pater), no dia 12 de outubro de 2015, assumiu como ação solidária da diocese a proposta de uma campanha diocesana em favor de um refeitório a ser construído na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão”, prosseguiu o religioso. Decidiu-se então pela realização de uma grande campanha, onde cada paróquia (40 paróquias e 1 quase-paróquia) repassaria 1% do valor do seu dízimo para este fim.

O contato com a diretoria do hospital foi em maio de 2016 e, o contrato de execução da obra, firmado no dia 23 de agosto de 2016, com a empresa Harena e Bellini Construtora Ltda. O engenheiro responsável foi Celso Hayash. “Quero agradecer à diocese de Campo Mourão por este trabalho maravilhoso que vem de encontro às necessidades dos pacientes que aqui vem”, disse José Carlos Laurani, presidente da Santa Casa, lembrando das dezenas de pessoas que todos os dias se alimentam, algumas delas “sentadas no meio-fio.”

“Queremos agradecer a Deus por nos conceder este momento que para nossa diocese, nosso clero, tem um significado muito especial, porque é um gesto concreto que ilumina e dá um sinal; um sinal muito humilde e pequeno, mas que tem um grito muito forte: a necessidade de crescermos na solidariedade. Com ela, é possível realizarmos pequenas coisas, mas que dão grandes soluções”, disse dom Javier durante seu pronunciamento.

Houve a leitura do termo de compromisso, destinando o espaço de 160m², recém construído, ao HSC, para que voluntários possam realizar os trabalhos de preparação das refeições. O termo, assinado pelo bispo e pelo presidente da Santa Casa, também diz que o espaço deve ter como fim único a utilização como refeitório.


FONTE: https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/inaugurado-espaco-para-refeicoes-na-santa-casa-de-campo-mourao

Compartilhe: