Novo equipamento para tratamento do câncer

Novo equipamento para tratamento do câncer

A Santa Casa de Campo Mourão foi contemplada pelo Ministério da Saúde (MS) com um Acelerador Linear para o tratamento do câncer. O equipamento é utilizado para sessões de radioterapias. O valor do investimento será de cerca de R$ 6 milhões. Pacientes de todos os 25 municípios da Comcam, que fazem tratamento de câncer serão beneficiados com a nova aquisição. A expectativa é que o aparelho esteja em funcionamento a partir do próximo ano.

O equipamento havia sido anunciado em 2013, ainda no governo de Dilma, pelo ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, o governo federal adquiriu 80 aceleradores para 63 municípios em 22 estados, incluindo Campo Mourão. “Depois disso não sei o que houve para tanta demora na instalação”, comentou o vice-presidente da Santa Casa do município, José Carlos Laurani.

Ele informou que o Ministério da Saúde entregará o equipamento já instalado ao município. No próximo dia 10 de outubro, está programada a entrega das propostas para escolha da empresa vencedora da licitação, que construirá o espaço físico para instalação do acelerador. “A chegada desse acelerador é um ganho muito grande para a sociedade da região da Comcam. Vamos poder atender os pacientes com mais agilidade e conforto”, falou.

Laurani explicou que atualmente o serviço prestado na área à Santa Casa é terceirizado. O contrato com a empresa encerra no próximo ano. Segundo ele, a aquisição vai permitir ao hospital uma economia mensal significativa. O vice-presidente ressaltou que o aparelho é de alta tecnologia e está entre os mais modernos do mercado. “Para se ter ideia, o equipamento é o mesmo utilizado no hospital Angelina Caron, referência no tratamento de câncer em Curitiba”, frisou. 

FONTE: https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/santa-casa-recebera-novo-equipamento-para-tratamento-do-cancer

Compartilhe: