Investimentos Superiores a 17 milhões é a expectativa do HSC até o final do ano

29/03/2012

O Hospital Santa Casa trabalha com a expectativa de que o total de investimentos para o período de 2009 até o final de 2012 ultrapasse aos 17 milhões de reais.

Neste ano o Governo do Estado já repassou R$ 1.254.000,00, sendo R$ 774.000,00 para as obras da nova maternidade, na semana passada foi depositado R$ 160.000,00 e nessa semana serão repassados mais R$ 320.000,00, correspondentes às parcelas do convênio do HOSPSUS dos meses de janeiro, fevereiro e março. O total já repassado pelo Governo do Estado relativamente aos convênios do pronto socorro e nova maternidade, abrangendo recursos para equipamentos e obras já atinge o montante de R$ 4.745.000,00.
O valor total dos investimentos com a nova ala hospitalar do HSC deve ultrapassar os R$ 8.000.000,00. O Governo do Estado também já repassou aparelhos e equipamentos no valor de cerca de R$ 1.400.000,00. A reforma da PR 558, com trevo e rua que dará acesso a nova ala hospitalar, além de melhorias em todo trecho, como alargamento da pista de rolamento, acostamentos, ciclovia e pista para pedestre, obra pleiteada pelo HSC desde 2009, representa investimentos de R$ 1.850.000,00 e que tem na unidade hospitalar a maior beneficiária.

Graças a parcerias com a iniciativa privada, como a firmada com a multinacional do ramo farmacêutico Sanofi Aventis, foram repassados cerca de R$ 400.000,00 em equipamentos de última geração já em uso pela UTI Adulto do hospital.
Através de empréstimos conseguidos junto ao BNDES, via BRDE, o Hospital Santa Casa está investindo R$ 2.100.000,00. Cerca de R$ 500.000,00 foram investidos na nova ala particular já inaugurada, e R$ 1.620.000,00 estão sendo aplicados na construção de novos consultórios para especialidades, nova ala de internação particular com 14 apartamentos, conclusão de Centro de Treinamento-Auditório, aquisição de elevador para acesso ao Centro Cirúrgico e UTI Adulto e capital de giro.

Estão em negociações novas parcerias com grandes empresas nacionais e delegações estrangeiras, que deverão resultar em novos e modernos aparelhos e equipamentos e aporte de recursos.

Há a expectativa de recebimento ainda este ano de cerca de R$ 3.000.000,00 do Governo Federal, sendo que aproximadamente R$ 1.000.000,00, corresponde a projetos já aprovados pelo Ministério da Saúde, com verbas já empenhadas.

Segundo o Diretor Presidente do HSC, Elmo Linhares, "atualmente o Hospital Santa Casa mantém aberto vários e importantes canais em nível de Governo Federal, e consolida uma valiosa e reciprocamente proveitosa parceria com o Governo do Estado, graças a compreensão da importância estratégica do hospital para Campo Mourão e para toda a região da Comcam, onde preenche um vazio deixado pela ausência de uma unidade hospitalar pública, quer em nível local, quer em nível regional. Essa importância só fez crescer com a implantação do serviço de Urgência e Emergência, atendendo os 25 municípios da microrregião."

Segundo ainda o Presidente da instituição, "com a inauguração do pronto socorro e da nova maternidade, com a aquisição prevista de novos aparelhos e equipamentos da mais avançada tecnologia, credenciamento em alta complexidade, cujos processos estão em andamento para várias especialidades, com a busca de Residência Médica, a elevação do número de leito para 250, o HSC se consolidará como unidade regional de referência, conceituada em todo o Estado, com a prática de medicina de alto nível, com suporte tecnológico avançado, ética, qualidade e atendimento marcado pela humanização".

Rodovia PR, 558 - Campo Mourão - PR.