O QUE É VOLUNTÁRIO

Define-se voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimento, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

O projeto do voluntariado visa a integração entre os voluntários, funcionários e pacientes, nos mais diversos setores hospitalares, possibilitando desta forma melhoria na qualidade do atendimento e redução de tempo e custo dos serviços. Irá estabelecer contrato por meio de assinatura do termo de adesão entre o voluntário e o Hospital, embasados na Lei 9.608/98 de 18 de fevereiro de 1998 e regimento interno da Instituição.

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, descobrem-se entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente construídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores irá zelar pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

OBJETIVO GERAL

  • Propiciar a implantação de novas iniciativas de caráter assistencial, que levem à qualidade de atendimento e consequentemente, à satisfação e autonomia dos sujeitos envolvidos no processo de trabalho voluntário (paciente, acompanhantes, funcionários e voluntários), favorecendo a integralização da comunidade com o próprio hospital.
     

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contribuir para o processo de humanização de todos os sujeitos envolvidos;
  • Estimular novas formas de cuidar que valorizem o homem em sua integralidade;
  • Estimular o processo criativo de todos os sujeitos envolvidos;
  • Prestar apoio material, social e espiritual aos pacientes que dele precisem;
  • Realizar atividade pré-definidas em setores do HSC.
     

A pessoa que assim desejar ingressar no corpo de voluntariado do Hospital Santa Casa e Campo Mourão/PR deverá realizar contato com o Serviço Social da instituição para entrevista prévia com apresentação da proposta de ação. Se consentido pelo setor, a pessoa deverá preencher um termo de adesão, receber orientações necessárias para circulação nas dependências do hospital. Somente após estas orientações, o voluntariado poderá dar início.

 

Entre em contato com serviço social do hospital e seja um voluntário!

Telefone: (44) 3810 2100 - Ramal 2105

E-mail: assistentesocial@santacasacm.org.br

 

VOLUNTÁRIOS NÃO SÃO PAGOS COM DINHEIRO, PORQUE O QUE FAZEM NÃO TEM PREÇO!