Doe Sangue, Salve Vidas e Faça a Diferença: Junte-se à Campanha #SangueAmigoSantaCasa!

Entre os dias 12 e 16 de junho, a Semana Nacional do Doador de Sangue chega à Campo Mourão com uma missão: salvar vidas. Você pode fazer parte dessa iniciativa solidária e se tornar um verdadeiro herói anônimo ao doar sangue para o Hospital Santa Casa de Campo Mourão e os demais hospitais da região.

A doação de sangue é um gesto simples, mas com um impacto gigantesco na vida de muitas pessoas. Que tal entender um pouco mais a importância de sua doação e participar da Campanha #SangueAmigoSantaCasa?

Doar sangue é um ato de solidariedade capaz de fazer a diferença na vida de quem precisa. O sangue e seus componentes são essenciais para o tratamento de diversas condições médicas, como a anemia em pacientes com câncer, causada pela doença ou pelo uso de medicações. Outro exemplo são as pessoas que sofrem acidentes graves ou que precisam passar por cirurgias, como as cirurgias cardíacas, que podem necessitar de transfusões devido à perda de grandes volumes de sangue. Ao doar, você ajuda a Santa Casa e outros hospitais a cuidar dessas pessoas, oferecendo uma chance real de recuperação e continuidade da vida.

A Santa Casa de Campo Mourão e outros hospitais dependem da generosidade dos doadores de sangue para garantir o suprimento necessário aos procedimentos realizados diariamente. Os hemocomponentes são os diferentes componentes do sangue, obtidos a partir da doação de sangue total. Eles incluem o concentrado de hemácias, o concentrado de plaquetas, o plasma fresco congelado e o crioprecipitado, que podem ser utilizados isoladamente ou em combinação, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

Você sabe como funciona a doação?

A doação de sangue é um procedimento seguro e descomplicado. No HEMEPAR, órgão responsável pela coleta e distribuição de sangue no Paraná, o processo ocorre em etapas bem definidas.

Primeiro, é realizado o cadastro, em que o doador apresenta um documento oficial com foto. Em seguida, ocorre a triagem clínica em um ambiente que garante a privacidade e o sigilo das informações, sendo conduzida por profissionais de saúde. Eles entrevistam e examinam o doador, sendo fundamental responder às perguntas com sinceridade, pois as respostas fornecidas contribuem para a segurança tanto do doador quanto do receptor do sangue.

Já a coleta de sangue em si dura, no máximo, 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável, eliminando qualquer risco de contrair doenças durante o processo. Após a doação, o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos a serem seguidos.

E pronto! Com pouco tempo e em uma única doação você poderá salvar até quatro vidas!

Quais são os critérios para doar?

No Paraná, assim como em todo o país, existem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para garantir a proteção e segurança tanto do doador quanto do receptor. Essas normas técnicas visam assegurar que a doação seja realizada por pessoas aptas e saudáveis. Antes de doar sangue, é importante verificar se você atende a esses critérios, que envolvem questões como idade, peso, estado de saúde, entre outros. Para mais informações sobre os critérios e agendamento da doação, acesse o site www.saude.pr.gov.br/doacao ou entre em contato pelo WhatsApp (44) 99878-3811.

Como Participar da Campanha #SangueAmigoSantaCasa em Campo Mourão e Região?

Através do Hemonúcleo, é possível agendar seu horário para a doação, garantindo maior comodidade e rapidez no atendimento. As doações podem ser agendadas pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao ou pelo WhatsApp (44) 99878-3811.

Entre os dias 12 e 16 de junho, a Santa Casa de Campo Mourão irá repostar no Instagram a foto de todos os doadores que marcarem @santacasacm e usarem a hashtag #SangueAmigoSantaCasa durante a doação no Hemonúcleo.

Lembre-se: a doação de sangue é um gesto de amor que salva vidas. Faça parte desta corrente do bem e inspire outros a seguirem seu exemplo!