A comissão interventora da Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão fez na terça-feira (21), a prestação de contas dos 100 primeiros dias de intervenção no Hospital em audiência pública na Câmara de Vereadores. O convite foi feito pela Comissão Permanente de Saúde do Poder Legislativo.
O interventor Sérgio Henrique dos Santos apresentou as informações referentes à reabertura de serviços médico-hospitalares, melhorias em processos de compras e logística, redução de gastos e plano de trabalho para os meses subsequentes. Também foram citados alguns problemas encontrados no hospital no ato da intervenção referente à gestão, como médicos com remuneração atrasada, equipamentos em mau estado de conservação e funcionamento.
Sobre os resultados pós intervenção o interventor apresentou ajustes com profissionais médicos para o retorno de plantões; articulação com o Hospital Metropolitano de Sarandi, e com apoio do Governo do Estado para aquisição de equipamentos. Sete salas sem utilização próximo do acesso ao INCAM receberam pintura, instalação de ares condicionados, camas e poltronas. Atualmente funcionam 5 salas com capacidade para 15 pacientes de cuidados de enfermaria.
Entre os pontos de destaque foram citados a reabertura da UTI Neonatal dia 25 de fevereiro de 2024 e do Centro Cirúrgico, dia 01 de maio de 2024. Realização de cirurgias eletivas, oncológicas, urgência e emergências. No total foram 137 cirurgias realizadas no Centro Cirúrgico do dia 01 de maio de 2024 (data de sua abertura) até 20 de maio de 2024.
Sobre os direitos creditórios na ação judicial da TUNEP (precatórios), a Santa Casa está articulando a compensação do FGTS com os créditos da ação judicial. Segundo o interventor, o hospital tem priorizado o pagamento da folha dos funcionários e equipe médica e, em segundo lugar, pagamento de débitos essencialmente necessários para a manutenção dos serviços prestados pela entidade.
A íntegra da reunião está no Canal da Câmara Municipal no Youtube.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=MlfKuM3eZB0