História Santa Casa de Campo Mourão

início > História

Sobre nós

No dia 15 de janeiro de 1955, acontecia em Campo Mourão uma decisão histórica, era criada a Associação Beneficente Hospitalar Santa Casa de Misericórdia Campo Mourão, cujo feito foi registrado em Ata de Criação.  Disciplinada por Estatuto, é uma Associação Civil, com personalidade jurídica de direito privado, de caráter beneficente e filantrópico, sem fins lucrativos.

Em abril de 1988, a atual diretoria tinha como meta a construção um novo hospital, foi quando em 29 de outubro de 1989 foi lançada a pedra fundamental do grande sonho regional, iniciando a construção em abril de 1990.

A primeira planta, que tinha como sonho, o de construir blocos em forma de pirâmide que segundo alguns estudos dariam maior suporte e energização as pessoas.

No dia 27 de novembro de 2002, inaugurou o novo Hospital Santa Casa, situado na Rodovia PR. 558 – Km 05, com a iniciativa da população de Campo Mourão, apoiado por toda sociedade nos mais variados segmentos, os recursos foram captados e investidos na sua construção. Com importante participação dos Governos: Municipal, Estadual e Federal.

Hoje o Hospital Santa Casa oferece serviços médicos hospitalares em nível de grandes centros: em pediatria, ortopedia, maternidade, partos de alto risco, UTI adulto, UTI pediátrica, UTI Neonatal, centro cirúrgico que disponibiliza 09 salas cirúrgicas, internações clínicas, internações cirúrgicas, exames laboratoriais, apoio diagnóstico por imagem e farmácia.

Missão:

Prestar assistência hospitalar com excelência, conforto e segurança, por meio de atendimento humanizado, através de profissionais altamente qualificados, respeitando a diversidade e atuando com responsabilidade social.

Visão:

Ser referência na cidade de Campo Mourão e região noroeste do Paraná, notada e reconhecida por parceiros, gestores públicos e clientes, como centro de excelência no cuidado com a saúde, ensino e alta gestão, contando com profissionais especializados, na busca contínua da satisfação dos seus usuários, colaboradores e parceiros.

Valores:

Ética e Responsabilidade;

Acolhimento e Respeito;

Atendimento Humanizado;

Excelência;

Qualidade e Segurança;

Espírito de Equipe;

Entusiasmo;

Organização;

Fatos que nos deixam orgulhosos:

Atendimento a Região da COMCAM

Atendemos, com excelência e cuidado cerca de 25 municípios da região e mais de 300 mil pessoas.

Compromisso com a Saúde do Idoso

Cerca de 1/3 das internações realizadas na Santa Casa, entre os anos de 2015 e 2021, foram de pessoas com mais de 60 anos¹.

Compromisso com a Saúde Materna

Além de realizar os atendimentos pré natais de Campo Mourão, realizamos o atendimento de alto risco as gestantes de toda região. Por mês, em nosso hospital temos em média 158 nascimentos.

Compromisso com a vida e a saúde

No ano de 2021, 9 a cada 10 pacientes atendidos na Santa Casa de Campo Mourão retornaram as suas casas e suas famílias.

¹. Pesquisa realizada por Pesquisadores do Curso de Medicina do Centro Universitário Integrado.

Diretoria Médica

Dr. Oscar Herbert Ponce de Leon Aylas